Para muitos de nós, nossa primeira experiência de aprendizado sobre os corpos celestes começou quando vimos nossa primeira lua cheia no céu. É realmente uma visão magnífica, mesmo a olho nu.
Se o céu estiver limpo, você poderá ver detalhes incríveis da superfície lunar apenas observando as estrelas em seu quintal. Naturalmente, conforme o seu amor pela astronomia vai evoluindo, você achará muitos corpos celestes fascinantes. Mas a Lua talvez seja sempre o nosso primeiro amor, pois é o único objeto espacial distante que tem a distinção única de voar perto da Terra e sobre o qual o homem já caminhou.
Seu estudo da lua, como qualquer outra coisa, pode ir do simples ao muito complexo.
Para olhar a lua a olho nu, familiarizar-se com o mapa lunar ajudará você a identificar os mares, crateras e outros fenômenos geográficos que outros já mapearam para tornar seu estudo mais agradável. Os mapas lunares podem ser adquiridos em qualquer loja de astronomia ou online e valem o investimento.
O melhor momento para ver a lua.
A melhor hora para ver a lua, obviamente, é à noite, quando há poucas nuvens e o clima é propício para um longo estudo. O primeiro trimestre produz o maior detalhe de estudo. E não se engane com o “sumiço” de parte da lua quando não está no estágio de lua cheia. O fenômeno conhecido como “brilho da terra” também lhe dá a capacidade de ver a parte escura da lua com alguns detalhes, mesmo que a lua esteja mostrando apenas um quarto ou metade dela.
Para subir ainda mais o nível, um bom par de binóculos pode fazer maravilhas pelos detalhes que você verá na superfície lunar. Para obter os melhores resultados, use um campo amplo nas definições dos binóculos para que possa contemplar a paisagem lunar em toda a sua beleza. E porque é quase impossível manter os binóculos parados por muito tempo para contemplar este magnífico corpo no espaço, pode ser bom adicionar ao seu arsenal de equipamentos um bom tripé onde você possa fixar os binóculos, para estudar a lua com conforto e com uma plataforma de observação estável.
É claro que, para levar sua adoração à lua ao máximo, subir de nível adquirindo um bom telescópio de iniciante fornecerá os detalhes mais impressionantes da superfície lunar. Com cada uma dessas atualizações, seu conhecimento e a profundidade e abrangência do que você poderá ver melhorarão geometricamente. Para muitos astrônomos amadores, não dá pra enjoar de ver este nosso objeto espacial mais próximo.
Para levá-lo a um próximo nível, você pode aproveitar parcerias com outros astrônomos ou visitar um dos grandes telescópios que foram montados por profissionais que investiram em melhores técnicas para eliminar a interferência atmosférica para ver a lua melhor ainda. A internet pode lhe dar acesso ao Hubble e a muitos dos enormes telescópios que estão apontados para a lua o tempo todo. Além disso, muitos clubes de astronomia estão trabalhando em maneiras de combinar vários telescópios, cuidadosamente sincronizados com computadores para a melhor visão da paisagem lunar.
Tornar-se parte da sociedade de devotos astrônomos amadores lhe dará acesso a esses esforços organizados para alcançar novos níveis em nossa capacidade de estudar a lua da Terra. E isso lhe dará colegas e amigos que compartilham sua paixão pela astronomia e que podem compartilhar suas experiências e áreas de especialização enquanto você procura o que mais olhar no imenso céu noturno, na lua e além dela, em sua busca por conhecimento sobre o universo aparentemente infinito acima de nós.