É seguro dizer que, em algum momento de nossas vidas, todos nós temos aquele momento em que ficamos repentinamente atordoados quando nos deparamos com a enormidade do universo que vemos no céu noturno.
Muitos de nós, que moramos em cidades, geralmente não percebem o céu lá em cima. As luzes da cidade disfarçam bem a incrível exibição que está acima das nossas cabeças o tempo todo.
Esse momento “uau” é a essência da astronomia.
Então pode ser naquelas férias uma vez ao ano em um acampamento ou uma viagem para a casa de um parente no campo. Se nos encontrarmos do lado de fora, então poderemos ver o esplendor do céu noturno fazer seu show espetacular. Se você já teve aquele tipo de momento em que ficou literalmente sem fôlego com o esplendor que o céu noturno pode nos mostrar, provavelmente se lembra do momento exato em que não dá pra dizer muito além de “uau” sobre o que viu.
Esse momento “uau” é a essência da astronomia. Para alguns, esse momento ocasiona uma paixão que os leva a uma carreira estudando as estrelas. Para alguns sortudos, esse momento ocasiona uma obsessão que os leva a viajar para as estrelas em um ônibus espacial ou em uma de nossas primeiras missões espaciais. Mas para a maioria de nós, a astronomia pode se tornar um passatempo ou um hobby. Mas carregamos esse momento conosco pelo resto de nossas vidas e começamos a procurar maneiras de olhar mais profundamente e aprender mais sobre o universo espetacular que vemos nos milhões de estrelas acima de nós todas as noites.
Começar
Para começar a aprender a observar as estrelas muito melhor, existem algumas coisas básicas que talvez precisemos observar mais profundamente, além do que podemos ver a olho nu, e começar a estudar as estrelas além de apreciá-las. A primeira coisa que você precisa não é equipamento, mas literatura. Um bom mapa estelar mostrará as principais constelações, a localização das principais estrelas que usamos para navegar no céu e os planetas que parecerão maiores que as estrelas. E se você adicionar a esse mapa alguns materiais introdutórios bem elaborados ao hobby da astronomia, estará no caminho certo.
Consiga um telescópio
A próxima coisa que naturalmente queremos é um bom telescópio. Você pode ter visto alguém que está bem adiantado em seu estudo instalando aqueles telescópios de aparência muito legal em uma colina em algum lugar. Isso anima o astrônomo amador que existe em você, porque esse deve ser o próximo passo no desenvolvimento do seu hobby. Mas comprar um bom telescópio pode ser totalmente confuso e intimidador.
Antes de partir para o próximo gasto, pode ser interessante investir em um bom binóculo. Até têm binóculos que servem para observar as estrelas e que te dão aquela visão extra para ver um pouco melhor as maravilhas do universo. Um binóculo bem projetado também dá mais mobilidade e habilidade para manter a sua “visão aprimorada” na ponta dos dedos quando esta visão incrível se mostrar à você.
Nada disso o impede de seguir em frente com seus planos de montar um incrível sistema de telescópio. Apenas procure conselho e treinamento de qualidade sobre como configurar seu telescópio para atender às suas necessidades. Usando essas sugestões, você desfrutará de horas de prazer observando as vistas fenomenais do céu noturno que estão além do olho nu.